segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Maioridade pt.2

Leia aqui a parte 1

Depois de ter passado pelo limiar e ter refletido a leitura do que havia acontecido iniciava-se então a consciência do trabalho.

Eu teria o tempo necessário para ser iniciático com tranquilidade, não fosse a percepção de que havia muito trabalho e poucos trabalhadores. Me dediquei a auxiliar nos trabalhos administrativos do Capítulo, mas em quase todas as reuniões me preocupava em levar uma pequena reflexão através de poemas, ou trechos de textos de alguns autores interessantes.

Gradativamente os laços da amizade foram se fortalecendo e meu contato com os irmãos que faziam parte
da "cúpula" do Capítulo foi sendo cada vez maior por conta da minha participação nas atividades administrativas que quase sempre se estendiam para outros dias da semana além do sábado em que aconteciam as reuniões.
Conheci outros Capítulos da Região, outros irmãos. Através da internet mantive contato com a maioria das lideranças da época. Fui aprendendo e observando como se dava as relações entre determinados grupos, quais os focos das atividades dos Capítulos e aptidões de cada irmão que conhecia.

No meu Capítulo fiz novos amigos, que me proporcionaram vários momentos de verdadeira fraternidade, partilharam momentos de tensão, e anos depois me trariam as maiores decepções... mas ainda não vem ao caso. 

O Capítulo, como disse, era onde se encontravam meus amigos agora. Logo, indiquei meu melhor amigo para ser iniciado também no Capítulo e após todo o processo ele também foi iniciado e então, todos os meus amigos agora eram também meus Irmãos. E falando em irmão, também indiquei e iniciei meu irmão no Capítulo. O Capítulo era uma grande reunião de amigos.

A missão passou a ser liderar esses amigos e reestruturar nossa casa. Fiz o máximo que pude e vivi excelentes momentos como Mestre Conselheiro do Capítulo, mesmo engolindo sapos e relevando as personalidades complicadas de alguns Tios Maçons da Loja patrocinadora e irmãos de outros Capítulos.
Acho que minha contribuição à frente do Capítulo foi bem válida e através do trabalho que realizei e das redes que estabeleci com outras lideranças da Região, logo fui procurado por outros irmãos para ser candidato ao cargo de Mestre Conselheiro Regional.  

O primeiro passo é lidar com o desconhecido até o momento da iniciação e algumas reuniões depois.
Depois você se identifica com uma das várias atividades que a Ordem lhe oferece e se dedica à ela, mas sempre tentando vivenciar o máximo do que as situações que a Ordem lhe coloca podem lhe oferecer.
Até chegar no terceiro e último passo...

[continua]

1 Opiniões:

A Ordem nos ensina muito + muito mesmo...Mas nem todos tem a sensibilidade de aprender com seus próprios erros e os erros de outros.

Alessandro Mangueira

Postar um comentário