quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Símbolos Nacionais - Selo Nacional e Brasão de Armas


 Para finalizar a série 'Símbolos Nacionais' neste post trarei algumas informações sobre o nosso Brasão de Armas e o Selo Nacional. São símbolos que não estamos tão acostumados a vivenciar no dia a dia, mas que algumas práticas administrativas do nosso Supremo Conselho podem nos fazer entender como estes símbolos nacionais são usados e sua importância.




O Selo Nacional é usado apenas na autenticação de documentos oficiais, e em certificados expedidos por escolas reconhecidas.



Já o Brasão de Armas, é utilizado em prédios dos ministérios, bem como no palácio da presidência, ainda em vários outros estabelecimentos representativos e convites, expedientes e qualquer publicação oficial de nível federal.
Assim como o SCODB usa em seus Atos quando são divulgados³.

O brasão não é apenas um desenho qualquer que fique legal. O desenho do brasão tem toda uma explicação heráldica. He o quê ?
Heráldica, a ciência/arte de criar e interpretar brasões e escudos. Isso era muito importante na idade média, quando as famílias nobres tinham seus próprios brasões que eram interpretados por especialistas para garantir que a pessoa que apresentava aquele brasão era um nobre. Um bom exemplo disso você deve ter visto no filme "Coração de Cavaleiro", ou na palestra do Ir" Raniery Cavalcanti no Conhecendo a Ordem, quando ele falou sobre Jacques DeMolay e os Templários ;)

A descrição heráldica do nosso Brasão de Armas é esta:

  1. o escudo redondo será constituído em campo azul-celeste, contendo cinco estrelas de prata, dispostas na forma da constelação do Cruzeiro do Sul, com a bordadura do campo perfilada de ouro, carregada de estrelas de prata em número igual ao das estrelas existentes na bandeira nacional;
  2. o escudo ficará pousado numa estrela partida e gironada, de dez peças de sinopla e ouro, bordada de duas tiras, a interior de goles e a exterior de ouro;
  3. o todo brocante sobre uma espada, em pala, empunhada de ouro, guardas de blau, salvo a parte do centro, que é de goles e contendo uma estrela de prata, figurará sobre uma coroa formada de um ramo de café frutificado, à destra, e de outro de fumo florido, à sinistra, ambos da própria cor, atados de blau, ficando o conjunto sobre um resplendor de ouro, cujos contornos formam uma estrela de vinte pontas;
  4. em listel de blau, brocante sobre os punhos da espada, inscrever-se-á, em ouro, a legenda República Federativa do Brasil, no centro, e ainda as expressões 15 de novembro, na extremidade destra, e as expressões de 1889, na sinistra.
Por mais que não venhamos a utilizar estes símbolos, é importante reconhecê-los e conhecê-los. Se você leu todos os posts da série "Símbolos Nacionais" já vai poder comemorar o dia dos símbolos nacionais no dia 18 de setembro, sabendo ao que reverenciar.

Então, chega ao fim a série de postagens sobre os Símbolos Nacionais, mas muita coisa ainda vem por aí, fiquem sempre de olho e continuem indicando o blog para outro irmãos que ainda não conhecem :D

Luz e Paz"

2 Opiniões:

Postar um comentário