terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Símbolos Nacionais - O Hino



Depois da Bandeira Nacional, o nosso Hino é o símbolo que mais remete e exalta o orgulho nacional. Nosso hino foi escrito por Joaquim Osório Duque Estrada e a música é de Francisco Manoel da Silva. O Hino tornou-se oficial no dia 01 de setembro de 1971, após ser comprado por  $ 5.000,00 Reis pelo governo de Epitácio Pessoa.

Hoje, são poucos os cidadãos que sabem cantar o hino corretamente (Ídolos que o diga), e raros os que entendem o que cantam.  Com a intenção de mudar esta realidade foi sancionada no ano de 2009 a lei que torna obrigatória a execução do Hino Nacional ao menos uma vez na semana, nos colégios públicos e particulares (veja o porque na imagem abaixo).



Em cerimônias em que for ser executado o Hino de outro país, este deve preceder o Hino Nacional. Já ouvi algo sobre a execução do Hino, mas não consegui achar em fonte alguma, falando que o hino deveria ser executado em um único tom sem alterações para mais ou menos, não entendo de teoria musical então não posso explicar isso corretamente, se alguém tiver esse conhecimento, por favor, sinta-se a vontade para utilizar a página de comentários para esclarecer isto.  

Particularmente acho todos os hinos (Nacional, Independência, Bandeira e República) e o pernambucano muito bonitos e fortes. Mas você sabia que o também há a versão em Tupi do nosso Hino ? Não ? Eu também não até hoje :D

Como os outros Hinos do Brasil não são considerados símbolos nacionais, mas eu gosto bastante deles, vou finalizar o post com alguns trechos que acho muito significativos para os cidadãos brasileiros, não só historicamente, mas também como trechos que são fontes de inspiração para nosso comportamento em relação ao interesse nacional.


Hino à Bandeira

"Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever;
E o Brasil, por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser."






Esta estrofe se encontra na segunda parte do Hino a Bandeira, que geralmente não cantamos em nossas reuniões. Esta parte em especial nos lembra o que a cerimônia da Luzes nos chama a obeservarmos:
Compreender nosso dever como cidadãos corretos a serviço do interesse nacional de desenvolvimento e harmonia, como verdadeiros patriotas, amantes do nosso berço, dedicados a construir um país de maior felicidade para seus filhos.


Hino da Independência

" Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil."




Este é o refrão do Hino da Independência, e traduz um momento de excitação da população que via concretizar-se sua vontade de liberdade da Coroa portuguesa. Assinala (teoricamente) a expurgação do status de servidores dos portugueses, e o comprometimento do povo com essa liberdade. Mas me arrisco a unir esta estrofe com um trecho do Hino da República:

"Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós."
A República - 1896, Manoel Lopes Rodrigues

Aí reafirmamos e exaltamos o nosso desejo de uma pátria livre e guiada pelos interesses do povo, à partir do momento em que a república é estabelecida.

Em outros momentos como nas manifestações contra a ditadura, estes Hinos seriam verdadeiros gritos de guerra contra aqueles que mesmo nascidos nesta pátria, ameaçavam nossa liberdade e soberania, conquistada com suor, sangue, lágrimas e união.

Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada, Brasil !
Luz e Paz"

PS.: Siga-me no Twitter e saiba em primeira mão o que acontece na Primeira Região e aqui no Blog Eu DeMolay \o\  @fariastobias



 






1 Opiniões:

A República é filha de Olinda
Alva estrela que fulge e não finda
De esplendor com os seus raios de luz.
Liberdade um teu filho proclama,
Dos escravos o peito se inflama,
Ante o sol dessa Terra da Cruz!

Postar um comentário