quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Símbolos Nacionais - A Bandeira



Em tempos de paz, envidemos nossos esforços para honrar nossa pátria nas atitudes diárias. Isto é o que trabalhamos em nossas reuniões, mas nem todos sabemos como reverenciar nossos símbolos nacionais da maneira correta (não que - ao meu ver - isso implique em desrespeito).

Nossos símbolos nacionais são: Bandeira Nacional, Hino Nacional, Armas Nacionais e Selo Nacional.
Note que o Hino a Bandeira não é um de nossos símbolos nacionais, por isso executamos obrigatoriamente o Hino Nacional e opcionalmente o Hino a Bandeira, ao contrário dos EUA.

Neste post trarei algumas informações sobre A Bandeira Nacional.

Já tivemos algumas bandeiras diferentes que representaram nosso país, dentre elas destaco duas; uma foi a bandeira do Império, na época do Segundo Reinado (1) a outra foi a primeira bandeira da República(2), fortemente inspirada na bandeira dos EUA mas que só foi usada durante quatro dias. 


(1)














(2)












Outra bandeira que aspirou ser a bandeira de nosso país foi a atual bandeira do Estado de São Paulo. O desenho foi rejeitado, e no dia 19 de novembro de 1989, inspirada na Bandeira do Império, foi criada a nossa Bandeira.
De lá para cá ela sofreu 4 alterações, referentes a representação dos Estados (estrelas), que mudam sempre que é criado um novo Estado.

  
Ao contrário do que muitos pensam, as cores da bandeira em nada se relacionam com a natureza. Na verdade não existe uma explicação oficial registrada em lei, mas por ser inspirada na bandeira do Império, as cores remetem às casas de Bragança (verde) e Hadsburgo (amarela).

A mensagem "Ordem e Progresso" é escrita em verde e não preto (!), representa a síntese do pensamento Positivista de Auguste Comte: L'amour pour principe et l'ordre pour base; le progrès pour but  ( O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim ). 

A estrela acima da faixa que traz a mensagem, também contrariando o pensamento dominante, não simboliza o Distrito Federal, e sim o Estado do Pará. (Leia mais sobre as estrelas da bandeira AQUI)

A Bandeira também tem normas para ser utilizada e confeccionada. Para ser conduzida, o Porta-Estandarte deve utilizar luvas. A condução deve ser feita no ombro direito, inclinada. A mão direita fica na altura do peito, mantendo o pano seguro e naturalmente caído ao lado recobrindo o braço direito do condutor. Quando chegar no ponto onde a Bandeira será apresentada, ela deve estar na posição vertical, desfraldada, a haste deve ser segurada pela mão direita na altura do ombro com o cotovelo para fora.  

 

Somos instruídos a apresentar a bandeira na execução dos hinos e da oração, de forma diferente: bandeira na vertical do lado direito e próxima ao corpo, mão esquerda segurando a haste na altura do ombro e a mão direita segurando a haste na altura da cintura.   
  
Vestir uma camisa com a imagem da bandeira ou cantar o hino de outra forma, é crime (Vanusa's Wanted!). Existe um Projeto de Lei que visa mudar isso, mas ainda não passou pelas instâncias da nossa burocracia e ainda não chegou na mesa da Dilma. 

O próximo Símbolo Nacional que trarei será o Hino Nacional, espero que nenhum de vocês cantem como nossos compatriotas que se apresentaram no Idolos cantam :D


Luz e Paz"

4 Opiniões:

Não nego que tive medo quando chegasse ao ponto das cores(amarelo o ouro, azul o ceu...)mas passou ao ler a fidelidade histórica. ^^
Parabéns pelo texto!!
E já disse: VC TA NA ÁREA ERRADA!!
^^

Gostaria de parabenizar você, meu irmão, não só pelo conteúdo que acabei de ler, mas também por todo o blog. Parabéns de verdade! Abraços.

Parabéns meu filho. Você vai longe. Se puder adciona isso- Adotada em 19 de novembro de 1889, seu círculo interno, em azul, corresponde a uma imagem dessa esfera, inclinada segundo a latitude da cidade do Rio de Janeiro às 12 horas siderais (aproximadamente 8 e meia da manhã) de 15 de novembro de 1889 (Proclamação da República) e cada estrela representa um Estado da federação. Cada estrela tem seu correspondente da imagem da carta celeste neste horário

Obrigado pelos comentários meus irmãos. Sempre bom para motivar a continuar o trabalho. \o\

Meu Irmão Cavalcanti (vulgo Zarchai), eu não quis entrar em detalhes sobre as estrelas por que é muita informação e muito específica (astronomia) para a proposta do texto. Mas no texto tem um Link para detalhes sobre isso quando falo sobre a Estrela "solitária" acima da faixa, que representa o Pará.

Novamente obrigado, espero poder sempre trazer informações interessantes para vocês.
Luz e Paz"

Postar um comentário